O que se aprende no judô?
SHITSUKE - DISCIPLINA
- Respeitar as Pessoas, Senseis, Senpais, Dohais, familiares e a sociedade como um todo.
- Respeitar os locais onde freqüenta, a academia, o tatame, a sua escola, sua cidade, seu pais, seu planeta.
- Não servir de mau exemplo, mostrar-se uma pessoal leal, educada e equilibrada.
UKEMI – AMORTECIMENTO DE QUEDAS E ROLAMENTOS
- Antes de qualquer técnica é necessário aprender a cair, para que possa cair e levantar sem nenhum trauma.
- Quanto melhor for a capacidade de cair, melhor será a capacidade de levantar.
WAZA – TÉCNICAS
Após aprender a cair, vem a aprendizagem de aplicar golpes para arremessar ou
imobilizar o oponente, tanto para serem utilizadas em treinos e campeonatos, quanto para defesa pessoal, em último caso.
Junto com as técnicas se aprende as fases: Kuzushi – Desequilíbrio, Tsukuri – Preparação do Golpe e Kake – Aplicação do Golpe.
SEIRYOKU-ZENYOU (máxima eficiência com mínimo esforço) - EXERCITAR O CORPO E A MENTE
Corpo forte com cabeça fraca não adianta! Seiryoku Zenyou é um dos princípios do Judô que significa Máxima eficiência com mínimo esforço. O judô foi criado por Jigoro Kano que tinha 1,50m de altura e 48kg, sua estatura era inversamente proporcional a sua inteligência e intelectualidade. O judô foi criado com intensão de utilizar a força do oponente contra ele mesmo, e não com intuito de medir força de lutadores, mas também não adianta ser só inteligente e equilibrado na hora de lutar com um oponente de 150kg e 2 metros de altura, deve haver um equilíbrio entre o corpo e a mente.
EQUILÍBRIO (corporal e emocional)
Com o treinamento se adquiri equilíbrio corporal para a pratica do judô e para as atividades corporais do dia-a-dia, tanto pelo fortalecimento físico quanto pelo aprimoramento da percepção espaço sensorial.
E ao passar do tempo o judoca adquiri equilíbrio emocional, tanto para luta, quanto para as tarefas do dia-a-dia. Por isso o judoca deve saber desequilibrar (kuzushi) o adversário tanto fisicamente quanto emocionalmente, de forma leal, para poder aplicar suas técnicas. Assim como na vida, palavras como: por favor, obrigado, desculpe-me, me ajude, me ensine, com licença, desequilibram as pessoas. Assim como os gestos, de sorrir, curvar-se, doar seu lugar para um idoso ou gestante, etc.
JITA KYOEI - RECIPROCIDADE
Prosperidade mutua, evoluir ajudando com que meu próximo evolua também, ensinar o que eu sei, colaborar com a sociedade. Ensine e viva a reciprocidade, seu circulo social será mais agradável.
Sem parceiro você nunca conseguiria treinar judô, então de valor aos seus companheiros de treino, evite machuca-los ou ofende-los, e os ajude a evoluir, assim você terá companheiros de treino mais fortes e assim obviamente você ficará mais forte também.
VALORES (HONRA, HONESTIDADE, RESPONSABILIDADE)
Pessoas responsáveis, honestas e de bons princípios são aceitas em todos os lugares. Esses são valores que você colherá frutos à longo prazo, não pense que você será considerado uma pessoa responsável por chegar uma vez na semana no horário para o treino, você será considerado responsável se você chegar todos os dias, durante 10 anos, no horário para o treino, entre outras coisas. Então inclua os valores no seu dia a dia, faça deles seu principio de vida. Se você tivesse uma empresa e precisasse contratar um funcionário e te indicassem uma pessoa conhecida por ser responsável, pontual, dedicado, honesta e capacitada para o serviço, você a contrataria?
O que se aprende no judô?
Reviewed by Tassio Carvalho
on
07:45:00
Rating:
Nenhum comentário: